Cronochip

TRILHAS DA VIRADA – A LENDÁRIA - 5ª EDIÇÃO DO TRAIL DA VIRADA

Data do evento: 13/12/2025

Hora do evento: 08:00

REGULAMENTO

REGULAMENTO OFICIAL TRILHAS DA VIRADA



A virada começa em passos conscientes.


Data: 13 e 14 de dezembro de 2025 Local: Mariana – Minas Gerais


Realização: Associação Marianense de Corredores – AMC Instagram: @amc.mariana


 


1.                  APRESENTAÇÃO

A Trilhas da Virada – A Lendária 5ª Edição do Trail da Virada. A Trilhas da Virada consolida-se como um dos principais eventos de trail run de Mariana Minas Gerais e uma das provas mais aguardadas do calendário da Associação Marianense de Corredores. Realizada na cidade histórica de Mariana/MG, a corrida alia esporte, natureza, cultura local e superação em um ambiente acolhedor, desafiador e inspirador.


Criada em 2020, como parte das comemorações de encerramento das atividades de fim de ano da Associação Marianense de Corredores – AMC, a prova nasceu como uma confraternização entre amigos apaixonados pela corrida e rapidamente se transformou em um evento de grande porte, com destaque na região dos Inconfidentes e atraindo atletas de diversas partes do estado.


A virada começa em passos conscientes. Em 2025, reafirmando o compromisso com a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade, a Trilhas da Virada trará uma edição ainda mais comprometida com o cuidado ao meio ambiente e à preservação de nossas trilhas. A programação contemplará Caminhada, Corrida Kids, prova de 5 km e as tradicionais distâncias desafiadoras de 15 km e 25 km, reunindo desde corredores iniciantes até atletas mais experientes.


Mais do que uma competição, a Virada busca integrar esporte, saúde e consciência ambiental, reforçando seu papel como ferramenta de bem-estar, integração social e valorização da diversidade, incluindo categorias PCD e premiação por equipes.


2.                  PROGRAMAÇÃO OFICIAL FEIRA AMBIENTAL DE NATAL – TRILHAS DA VIRADA 2025 (SUJEITA A ALTERAÇÕES)

PARQUE DO CRUZEIRO – SÁBADO, 13/12/2025

Quinta-feira – 11/12/2025 – RETIRADA EXCLUSIVA ASSOCIADOS AMC


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


18h00 – 20h30 → Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Sexta-feira – 12/12/2025 -


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


18h00 – 20h30 → Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sábado – 13/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


08h00 – 12h00 → No sábado, 13 de dezembro, no período da manhã, a Associação Marianense de Corredores participará, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, da programação da Feira Ambiental Sustentável de Natal. Além da programação própria do evento, a Virada integrará oficialmente as atividades organizadas e preparadas pela Secretaria e pela Feira, reforçando seu compromisso com a conscientização ambiental e a valorização da cultura local.

08h00 – 12h00→ Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

10h00 → Apresentação da Banda.

Encerramento manhã

14h00 – 15h00→ Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

Concentração → Aquecimento

15h30 → Largada da corrida de 05km e caminhada e corrida kids →Parque Municipal Estancia Ecológica do Cruzeiro

17h00 → Corrida Kids, com chegada festiva no Parque do Cruzeiro.

18:00 → Cerimônia oficial de premiação dos 05 km

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Domingo – 14/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


·       6h00 →Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).


·       7h15 → Encerramento da Entrega de Kit.


·       07h00 → Largada da corrida de 25km.


07h30 → Largada da corrida de 15km.

10h00 → Apresentação da Banda.

12h30 → Cerimônia oficial de premiação.

3.                  MODALIDADES E CATEGORIAS

Corrida Trail – 5 km | 15 km | 25 km


Geral (Masculino e Feminino): Troféus para os 5 primeiros colocados.


Categorias por faixa etária (Masculino e Feminino).


IDADE PARA EFEITO DE PREMIAÇÃO


A idade considerada para fins de classificação e premiação será aquela que o atleta possuir em 31 de dezembro do ano vigente.


Troféus para os 5 primeiros de cada categoria, divididos de 10 em 10 anos:


              14-15 (somente no 5 km)


               16-29


               30-39


               40-49


               50-59


               60-69


              70+


Categoria PCD: Inclusiva, com premiação para os 3 primeiros Masculino e Feminino


Caminhada - Modalidade participativa, sem caráter competitivo. Medalha para todos os participantes.


Corrida Kids – Distribuição por faixa etária e distância. No dia do evento, a organização poderá distribuir as crianças nos pelotões de largada não apenas pela idade, mas também considerando o tamanho e biotipo, garantindo assim que todos corram em uma distância adequada ao seu perfil.


·       4 a 5 anos → até 50 metros


·       6 a 7 anos → até 100 metros


·       8 a 9 anos → até 200 metros


·       10 a 11 anos → até 400 metros


·       13 anos → até 2000 metros


Corrida tem caráter lúdico e participativo, sem foco competitivo. Medalha para todos os participantes.


4.                  KIT DO ATLETA

O kit será composto por:


Camisa oficial do evento


Número de peito


Chip de cronometragem (exceto caminhada e kids)


Medalha (entregue ao final da prova)


RETIRADA DE KITS


Quinta-feira – 11/12/2025 - Quinta-feira – 11/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


18h00 – 20h30 → Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

Sexta-feira – 12/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


18h00 – 20h30 → Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

Sábado – 13/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


08h00 – 12h00→ Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

14h00 – 15h00→ Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).

Domingo – 14/12/2025


📍 Local: PARQUE MUNICIPAL DA ESTANCIA DO CRUZEIRO


·       6h00 →Entrega de kits Trilhas da Virada (camiseta, número de peito e chip).


·       7h15 → Encerramento da Entrega de Kit.


A retirada de kits por terceiros será autorizada somente mediante a apresentação dos seguintes documentos:


Cópia do documento oficial de identidade do(a) atleta;

Autorização devidamente assinada pelo(a) atleta;

A autorização poderá ser apresentada em meio físico ou digital, inclusive por imagem fotográfica legível

A retirada de kits por equipe deverá ser comunicada à organização com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data do evento, a fim de possibilitar a separação antecipada dos materiais.

5.                  ITENS OBRIGATÓRIOS (15 km e 25 km)

A conferência dos itens obrigatórios será realizada no ato da retirada do kit e/ou no acesso à arena. A não apresentação de qualquer item implicará na imediata impossibilidade de participação no evento. Ressalta-se que a conferência poderá ser efetuada a qualquer momento da prova, inclusive após a chegada.


ITENS DE PORTE OBRIGATÓRIO:


1.      Sistema individual de hidratação, podendo ser mochila, garrafa, copo retrátil, pochete ou squeeze, com capacidade mínima de 500 ml;


2.      Apito de emergência;


3.      Documento oficial de identificação com foto;


4.      Reserva energética adequada (gel, barra ou produto similar).


 


ITENS RECOMENDADOS, VISANDO À SEGURANÇA E AO BEM-ESTAR DO(A) ATLETA:


·       Protetor solar;


·       Óculos escuros;


·       Luvas;


·       Celular com carga suficiente para uso durante todo o percurso;


·       Manta térmica de emergência;


·       Jaqueta corta-vento;


·       Touca, bandana ou acessório similar de proteção.


6.                  PERCURSOS E SEGURANÇA

Percursos 100% sinalizados com fitas, placas e staff em pontos estratégicos


Pontos de apoio


Pontos de hidratação


Equipe de apoio durante todo o trajeto


 


7.                  PREMIAÇÃO

✅ Medalha de participação


·       Todos os concluintes das provas, incluindo a caminhada, receberão medalha de participação.


🏆 Prova 5 km (masculino e feminino)


·       Troféus para os 5 primeiros colocados gerais.


·        1º colocado geral receberá, adicionalmente a Isenção da taxa de inscrição para a Virada 2026.


🏆 Prova 15 km (masculino e feminino)


·       Troféus para os 5 primeiros colocados gerais.


·       1º colocado geral receberá, adicionalmente R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), oferecidos pelo Grupo P2 e Isenção da taxa de inscrição para a Virada 2026.


🏆 Prova 25 km (masculino e feminino)


·       Troféus para os 5 primeiros colocados gerais.


·        1º colocado geral receberá, adicionalmente R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), oferecidos pelo Grupo P2 e Isenção da taxa de inscrição para a Virada 2026.


🎈 Corrida Kids


·       Premiação simbólica para todos os participantes ao final da prova, em caráter de incentivo e celebração


🎈 Caminhada


·       Premiação simbólica medalha de participação.


8.                  INSCRIÇÕES

Limite de 700 vagas, incluindo todas as modalidades


VALORES DAS INSCRIÇÕES:

·       Lote Promocional – R$ 70,00 (+ taxa do site)


Válido exclusivamente nos dias 20 e 21 de julho de 2025


·       Lote Único – R$ 100,00 (+ taxa do site)


 


·       Modalidade Caminhada Ecológica – R$ 35,00 (+ taxa do site)


·       Corrida Kids (4 a 13 anos) – R$ 35,00 (+ taxa do site)


·       Dobradinha – Participação em duas provas (5 km + 15 km ou 15 km + 25 km)


Valor promocional: R$ 150,00 (+ taxa do site)


Valores disponíveis até o encerramento das vagas ou até 30/11/2025.


9.                  PENALIDADES E DESCLASSIFICAÇÕES

O atleta poderá ser desclassificado por:


 Não portar ou não apresentar qualquer item de uso obrigatório nas provas de 15 km e 25km;


 Utilizar atalhos, transporte externo ou cortar o percurso estabelecido;


Descartar lixo em local inadequado ao longo do percurso;


Realizar a troca ou utilização indevida do número de peito de outro(a) atleta;


Adotar comportamento antidesportivo, bem como praticar atos de desrespeito contra organizadores, staff, voluntários ou demais atletas;


Ser denunciado por outro atleta e confirmada a ocorrência após apuração pela organização.


 


10.             DISPOSIÇÕES GERAIS

O evento será realizado sob qualquer condição climática, exceto em caso de risco extremo à integridade dos participantes.


Ao se inscrever, o atleta declara estar ciente e de acordo com todas as normas deste regulamento. É responsabilidade do atleta garantir boas condições físicas para participar.


Casos omissos serão analisados e resolvidos pela organização.


 


Mariana,  17  de setembro, de  2025

EDNEIA DA SILVA 31 992817938


 


Este regulamento poderá ser revisto e atualizado a qualquer momento pela organização, sempre que necessário para o bom andamento do evento. A versão final e definitiva estará disponível até 7 dias antes da realização da prova, sendo de responsabilidade do atleta acompanhar as atualizações nos canais oficiais.



Atendimento exclusivamente por mensagens. Não realizamos atendimento por ligação, mas responderemos o mais breve possível.



  • Instagram
  • (31) 9281-7938
  • amc.marianacorredores@gmail.com
  • AMC